azurite - définition. Qu'est-ce que azurite
Diclib.com
Dictionnaire ChatGPT
Entrez un mot ou une phrase dans n'importe quelle langue 👆
Langue:

Traduction et analyse de mots par intelligence artificielle ChatGPT

Sur cette page, vous pouvez obtenir une analyse détaillée d'un mot ou d'une phrase, réalisée à l'aide de la meilleure technologie d'intelligence artificielle à ce jour:

  • comment le mot est utilisé
  • fréquence d'utilisation
  • il est utilisé plus souvent dans le discours oral ou écrit
  • options de traduction de mots
  • exemples d'utilisation (plusieurs phrases avec traduction)
  • étymologie

Qu'est-ce (qui) est azurite - définition

Azurite
  • Azurita
  • Azurita
  • Azurita como um pigmento

Azurita         
A Azurita é um mineral do grupo dos carbonatos com composição química Cu3(CO3)2(OH)2 (carbonato de cobre hidróxido). Cristaliza no sistema monoclínico, apresentando hábito prismático, sendo no entanto mais comum as ocorrências maciças, nodulares e estalactíticas.
Azurita         
f.
Carbonato de cobre, de côr azul.
(Fr. azurite)
azurita         
sf (azur+ita3) Miner Minério de cor azul, constituído por carbonato de cobre.

Wikipédia

Azurita

A Azurita é um mineral do grupo dos carbonatos com composição química Cu3(CO3)2(OH)2 (carbonato de cobre hidróxido). Cristaliza no sistema monoclínico, apresentando hábito prismático, sendo no entanto mais comum as ocorrências maciças, nodulares e estalactíticas. Possui uma dureza que varia entre 3.5 e 4 na Escala de Mohs e peso específico variando entre 3.77 e 3.89.

A azurita é encontrada frequentemente em associação com a malaquita, crisocola, brochantita, antlerita, cuprita, cerussita, smithsonita, calcita e dolomita, como resultado da alteração e oxidação de minerais de cobre. Pode ser encontrada em porções oxidadas dos filões de cobre. pode ocorrer também nos veios de cobre; que penetram em calcários.

O nome azurita tem origem na palavra árabe para azul. Desde há muito tempo usada como pigmento mineral azul em pinturas. Usada também em joias; os melhores espécimes são apreciados por colecionadores de minerais. Atualmente seu uso principal é na produção de cobre.

Pode ser identificada pela efervescência com Ácido clorídrico e sua cor.

Esse mineral pode ser encontrado na Austrália (Queesland), Chile, Estados Unidos (Arizona), Novo México, Romênia, Peru, Canadá, México, Namíbia, Rússia e China. No Brasil ele é encontrado nos estados da Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pará, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Aspecto Histórico

O início do seu uso ocorreu por volta da IV Dinastia, o seu uso era bastante popular entre as mulheres como maquiagem para pálpebras. Na Europa, o pigmento azul obtido foi considerado bastante importante durante a Idade Média e o Renascimento, devido seu grande uso em pinturas entre os séculos XV e XVI. Essa pigmentação era obtida a partir da trituração e lavagem do mineral.

Azurita e as crenças

No Antigo Egito acreditava-se que a Azurita era um mineral sagrado e por isso era guardada com exclusividade para ser usada por sacerdotisas e sacerdotes. Outros acreditavam que ela era um mineral da cidade perdida de Atlântida. Na China existia a teoria que ela abria caminhos celestiais, já os nativos americanos a usavam para se comunicar com os seus guias espirituais.